ZAP! 50


TEXTO NABOR JR.
OUTUBRO/ 2013


Foi no galpão localizado nos fundos da casa número 786 da rua Dr. Augusto de Miranda, na Pompéia, nobre bairro paulistano, que na noite do dia 11 de dezembro de 2008 surgiu a primeira edição de Poetry Slam (campeonato de poesia) do país.


Engendrado pelo grupo de artistas e pesquisadores que formam o talentoso Núcleo Bartolomeu de Depoimentos/ Teatro Hip Hop, o evento foi batizado de Zona Autônoma da Palavra, ou melhor, na carinhosa onomatopeia ZAP!


Já nas primeiras noites da "batalha" o projeto paulistano cativou pessoas das mais diferentes classes sociais, idades, profissões, cores e crenças, todos com uma predileção em comum, a poesia, e obviamente, na ocasião, pelo novo.


Desde o início do projeto, o dinâmico ZAP!, para além da sua missão em si, ancorou sua conduta na nau do respeito e da reciprocidade, proporcionando a muitos dos seus participantes uma real sensação de pertencimento a cidade. Sensação esta só encontrada em tais bairros considerados “nobres” em algumas outras poucas ilhas de raciocínio quebrado que contrariam os padrões sócio raciais ainda vigentes por aqui.


Em agosto deste ano, na borda de comemorar seu quinto ano, o ZAP! completou 50 edições. Além destes números, outros tantos da mesma importância tais como as centenas de livros distribuídos gratuitamente aos participantes, as dezenas de produtos culturais difundidos e comercializados, e a “moradia” oferecida a uma infinidade de poetas que mais tarde tornar-se-iam conhecidos em outras importantes noites literárias da capital, contabilizam os bons resultados da iniciativa.


A Zona Autônoma da Palavra, que antes mesmo de existir se lambuzou com as referências estéticas, espírito criativo e diversidade que transbordava aos montes pelo recheio da Cooperifa, mais tarde também impulsionou a surgimento de outros slams pela cidade, além de oficializar o seu zapeão anual (campeão das batalhas) o representante brasileiro do Campeonato Mundial de Slam.


Em homenagem as 50 edições do ZAP! e suas pulsantes noites regadas a poesia, batalhas, música, confraternização, vinho, silêncio e celebração da palavra, publicamos alguns dos flyers que não só registraram a realização dos encontros como também marcaram a identidade visual do projeto.


De forma e conteúdo bem definidos, preto no branco, e traços simples, especialmente os flyers produzidos nas temporadas iniciais do ZAP!, muitos dos quais feitos pelas talentosas mãos do cartunista Líbero Malavoglia (autor dos desenhos do HQ nacional O Vira Lata), os mais simpáticos convites.


Convites esses que não só anunciam as atrações da edição que esta por vir, assim como também refletem muito das características do slam e da cidade. Bem humorados e caoticamente preenchidos por dezenas de palavras e números, ora em balõezinhos típicos das histórias em quadrinhos, ora soltos pela página, traduzem o espírito urbano e denso onde o projeto está inserido. Interessante notar também a riqueza tipográfica da camaleônica trajetória dos convites. Em alguns, a grafia ZAP!, acompanhada de um foto de um poeta lendo ou com os braços erguidos, apesar da ausência das linhas e figuras geométricas, lembram, pela atitude, os cartazes que marcaram o início do construtivismo russo. Mas sem dúvida são os convites feitos no punho, com informações certas em linhas tortas, os mais bem estilizados e certamente os mais queridos da coleção.


Truco ladrão! ZAP!

http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-50.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-52.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-35.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-34.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-32.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-30-e-poucos.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-29.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-26.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-12.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-9.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-8.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-7.gif
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-5.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-23.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-18.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-17.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-15.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-13.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-10.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-6.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-4.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-3.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-2.gif
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/312_convite-zap-site-1_v2.gif