O NOVO JÁ NASCE VELHO

CRIOLO DOIDO REVISITA A PRÓPRIA TRAJETÓRIA, RESGATA FORMATO, MÚSICA E PARCEIROS, MESMO ASSIM SUBIRUSDOISTIOZIN É ATUAL


Por Nabor Jr.
Foto Serjão Carvalho
FEVEREIRO/2011



Na contramão do mercado fonográfico e transgredindo as imposições dos avanços tecnológicos, o rapper paulistano Criolo Doido, autêntico beatnik do Grajaú, volta a aprontar das suas em seu mais recente álbum intitulado Subirusdoistiozin, lançado no último mês de dezembro em vinil 12 polegadas.Com quatro faixas (a nova versão de Grajauex, a inédita Subirusdoistiozin e as versões instrumentais de ambas as músicas) o trabalho, single do álbum completo previsto para ser lançado em março, traz uma levada firme e a produção generosa do parceiro de longa data Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral, além de legitimar e municiar os DJ´s (e os amantes da cultura do vinil), que utilizam e acreditam na arte dos toca discos.


Na canção que batiza o álbum, Criolo, entre graves e agudos, brinca com a voz nos apresentando seu lado mais melódico e inventivo. Em oposição à letra, o trompete de Marcelo Guizado e os teclados de Ganjaman dão ritmo a música com solos jazzistas pra lá de inspirados. Mostrando que a convergência de instrumentais, pick up e voz dentro do rap, se bem trabalhados, podem dar um excelente resultado. Destaque também para os scratches espertos dos dj´s Marco e Dan Dan, e para colagem da música Colarinho Branco, de Duck Jam e Nação Hip Hop, no final da música.


Em Grajauex, o MC retoma as origens do seu rap mais raiz. Na faixa, a rima afiada, rápida e inteligente de Criolo dialogam em plena harmonia com o novo beat que a música ganhou, garantindo a energia do disco. Basta ouví-la e imaginar a mulecada com as mãos pra cima e cantando junto.Por ser “apenas” uma mostra do que ainda está por vir, Subirusdoistiozin é um cartão de visitas de respeito, bem arranjado e que apresenta um Criolo Doido mais amadurecido e ousado musicalmente, sem preconceitos para utilizar as infinitas possibilidades do rap. A música brasileira agradece.

música

http://omenelick2ato.com/files/gimgs/53_criolo-site-1_v2.jpg
Criolo por Serjão Carvalho
flickr.com/photos/serjaocarvalho
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/53_criolo-site_v2.jpg