SEXTA, 13. UM DIA DE SORTE!


DA REDAÇÃO
DEZEMBRO/ 2013


A próxima sexta-feira (13), ao contrário do que a data pode sugerir para os mais supersticiosos, será um dia de sorte, ao menos na cidade de São Paulo, e em especial para os interessados em literatura afro-brasileira contemporânea.


O grupo paulistano de escritores Quilombhoje Literatura (fundado em 1980, por nomes como Cuti, Oswaldo de Camargo, Paulo Colina, Abelardo Rodrigues entre outros) apresenta ao público a 36ª edição da tradicional antologia Cadernos Negros, em evento que ocorrerá na Academia Paulista de Letras, no Largo do Arouche, a partir das 19h30.


Também a partir das 19h30, na mesma noite, a escritora e blogueira Cidinha da Silva lança no Hall da representação do Ministério da Cultura em São Paulo, no bairro de Campos Elíseos, o livro Racismo no Brasil e Afetos Correlatos (Conversê Edições). O livro reproduz na capa uma obra da artista plástica e membro do Conselho Editorial da revista O Menelick 2º Ato, Renata Felinto.



CADERNOS NEGROS 36

Com 14 autores e dezesseis contos, o Cadernos Negros 36 apresenta textos diversos que tratam desde temas como afetividade, relacionamentos e sobrevivência, como futebol, infância, educação e outros assuntos que buscam registrar aspectos da diversidade vivencial afro-brasileira no cotidiano do país.


Além da presença dos autores e da venda dos livros (apenas no dia do lançamento os livros poderão ser adquiridos com 50% de desconto), o evento terá também a participação dos músicos Fabiann Ifrikan (Guiné-Conacri), Cosme Nascimento e das cantoras Liah Jonnes e Débora Garcia, entre outras atrações.


A organização dos textos é assinada pelos escritores Esmeralda Ribeiro e Márcio Barbosa, do Quilombhoje.



RACISMO NO BRASIL E AFETOS CORRELATOS

Autora de Cada Tridente em Seu Lugar, Os Nove Pentes d´África, Oh Margem! Reinveta os Rios e dos infantis O Mar de Manu e Kuami, a escritora, cronista e historiadora Cidinha da Silva, em seu novo livro Racismo no Brasil e Afetos Correlatos, volta a brindar os leitores brasileiros com mais um importante apanhado das suas reflexões acerca das condições de raça e gênero no país. Desta vez, com olhar voltado especialmente para a comunicação e seus meios.


Dividido em duas partes: crônicas (a maioria delas já publicadas no blog cidinhadasilva.blogspot) e textos opinativos, elaborados, principalmente, a partir da análise de novelas, séries e programas globais, Racismo no Brasil e Afetos Correlatos é o sétimo livro da carreira de Cidinha.


A noite de lançamento contará também com performances, leituras e participações especiais da Cia. Capulanas de Arte Negra, Cia. Os Crespos, Jairo Pereira, Luciane Ramos entre outros.



////////SERVIÇO


LANÇAMENTO CADERNOS NEGROS 36
QUANDO SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO, ÀS 19H30
LOCAL AUDITÓRIO DA ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS
ENDEREÇO LARGO DO AROUCHE, 312
ENTRADA FRANCA (É NECESSÁRIO INSCRIÇÃO PRÉVIA PELO SITE QUILOMBHOJE


LANÇAMENTO RACISMO NO BRASIL E AFETOS CORRELATOS
QUANDO SEXTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO, ÀS 19H30
LOCAL HALL DE REPRESENTAÇÃO DO MINC EM SÃO PAULO
ENDEREÇO ALAMEDA NOTHMANN, 1058, CAMPOS ELÍSEOS
+ INFO 11 2766 4320 / 4322

http://omenelick2ato.com/files/gimgs/330_racismo-no-brasil-e-afetos-correlatos.jpg