só love


OUTUBRO/ 2012
FOTOS MANDELACREW


Cravado no coração do Bixiga, cantarolado bairro da região central de São Paulo famoso, entre outros, pela belíssima canção Silêncio no Bixiga, de Geraldo Filme, o Sambarylove (hoje Sambarylove Black) é uma das mais tradicionais (se não a principal) casas de bailes black da cidade. Um símbolo contemporâneo, e atualmente bastante jovem, da resistência negra paulistana.


Comandada por Carlos Família (responsável também pelos bailes do Musicaliando) e Fião, o Sambary, como é carinhosamente chamado, surgiu em 1986. E ainda hoje mantem-se como um importante reduto de sociabilização do jovem negro paulistano.


Ainda no início de carreira, nomes como Belo, Péricles e grupos como Fundo de Quntal e Soweto receberam seus primeiros aplausos das rodas de samba do Sambarylove, que possui dois ambientes: um dedicado ao samba (que abre apenas quando a casa está muito cheia) e outro que ferve ao som de dançantes vertentes da black music.


Nesses 26 anos de festas, shows, encontros e desencontros, muito coisa mudou no Sambary, apesar da festa manter o mesmo endereço (rua Rui Barbosa, 42). Os trajes e penteados dos frequentadores, as músicas que saem das pick-ups e os passinhos que embalam a pista de dança, é verdade, já não são mais os mesmos. Mas a essência do baile black continua circulando nas veias do Sambary: reunir a massa negra para balançar o esqueleto sem os olhares tortos que os vigiam por aí. É lindo ver a aglomeração de jovens negros - boa parte super produzidos - formando filas para entrar nas festas que hoje acontecem as sextas-feiras e vésperas de feriado no Sambary.


O ensaio ao lado foi feito na noite do dia 19 de outubro de 2012 especialmente para ilustrar o belo texto “Bailes Balck: um pequeno capítulo”, do escritor e coordenador do Quilombhoje Márcio Barbosa. O artigo foi publicado na edição ZER010 da revista OMENELICK2ºATO e pode ser conferido aqui.


http://omenelick2ato.com/files/gimgs/240_sambary-peq-4.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/240_sambary-peq-5.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/240_sambary-peq-1.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/240_sambary-peq-2.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/240_sambary-peq-3.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/240_sambary-peq-7.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/240_sambary-peq-6.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/240_sambary-peq-10.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/240_sambary-peq-9.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/240_sambary-peq-8.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/240_sambary-peq-12.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/240_sambary-peq-13.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/240_sambary-peq-15.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/240_sambary-peq-16.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/240_sambary-peq-14.jpg