GUMA


Por Nabor Jr.
AGOSTO/2012


Fotógrafo das bordas, escritor de imagens, amigo íntimo da luz e do contraste, Guma é um dos grandes fotógrafos contemporâneos das beiradas da cidade de São Paulo. Saraus, danças, cortiços, vielas e rodas de samba, nada escapa aos seus registros, por que não dizer, históricos e definitivos, uma vez que a periferia é hoje protagonista do seu próprio espetáculo, enfim, estrela do palco que ergueu com o esforço e suor do seu trabalho.


Nada de câmera escondida ou identidade forjada, Guma não precisa se transvestir ou transformar-se em um personagem que não é para captar a realidade urbana da periferia paulistana, afinal, és suburbano também. Dessa forma, livre de amarras ou imposições de um poder paralelo, e porque não dizer constituído, age com naturalidade nos mil e um tablados por aí improvisados. Tendo a máquina fotográfica como extensão do seu corpo transforma como poucos as movimentações e reverberações marginais da pulsante produção cultural das periferias paulistana em poesia. Tens a África na ponta dos dedos e a diáspora no brilho da lente.


Neste pequeno ensaio em P&B apresentamos um recorte do seu significativo trabalho, em constante movimento e evolução, tal qual os movimentos e personagens que compõe a sua rica produção. Vale a pena acompanhá-lo.


SAIBA MAIS
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/216_foto-guma-site-3.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/216_foto-guma-site.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/216_foto-guma-site-1.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/216_foto-guma-site-7.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/216_foto-guma-site-8.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/216_foto-guma-site-4.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/216_foto-guma-site-5.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/216_foto-guma-site-2.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/216_foto-guma-site-6.jpg