fevereiro de 2019
“CULTURA COMO NECESSIDADE BÁSICA” – ANUNCIAÇÕES A PARTIR DAS ARTES NEGRAS
Redação
Neste ano que anuncia mudanças complexas em diversos setores sociais, políticos e culturais do país, a Revista O Menelick 2º Ato, o Fundo Prince Claus e a Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil, promovem o encontro “Cultura como Necessidade Básica – Anunciações a partir das Artes Negras”.
Com o objetivo de refletir sobre ações e alternativas criativas para a fruição da cena artística e cultural negra no ano de 2019, o encontro reunirá Cidinha da Silva, escritora formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e autora, entre outros, dos livros “Cada Tridente em seu lugar e outras crônicas” (2006), “Racismo no Brasil e afetos correlatos” (2013), “Parem de nos matar!” (2016) e “Um Exú em Nova York” (2018); e Salloma Salomão, Doutor em História Social pela PUC São Paulo, músico e pesquisador que recentemente dirigiu o espetáculo “Agosto na Cidade Murada” (2018).
A mediação da conversa será conduzida pelos conselheiros da Revista O Menelick 2º Ato, Luciane Ramos-Silva e Nabor Jr. Ao final do encontro o músico Salloma Salomão apresentará o pocket-show “Conscerto Doméstico”.
“Cultura tem um impacto. Cultura transforma vidas. Cultura é uma necessidade básica”, são preceitos fundantes do Fundo Prince Claus, entidade holandesa que desde 1996 apoia iniciativas culturais inovadoras ao redor do mundo, especialmente em localidades onde as oportunidades são limitadas, seja por pobreza, conflito, marginalização ou repressão política.
“Cultura como Necessidade Básica – Anunciações a partir das Artes Negras” marca também a oficialização, no Brasil, do Prince Claus Award 2018, prêmio recebido pela Revista O Menelick 2º Ato no último mês de dezembro, em Amsterdam, e que reconheceu a inovadora contribuição da plataforma nas áreas da cultura e do desenvolvimento social no Brasil.
Participam da formalização da entrega do prêmio à revista o Embaixador do Reino dos Países Baixos no Brasil, Sr. Kees van Rij, a Cônsul Geral dos Países Baixos em São Paulo, Sra. Henriëtte Bersee, além da representante brasileira do comitê de premiação do Prince Claus Fund Awards, Solange Farkas.
A entrada é gratuita. O encontro acontece das 16h às 19h. A Livraria Tapera Taperá fica na Galeria Metrópole – 2º andar, loja 29, na República. Após às 18h não será permitido o ingresso no prédio.
Há necessidade de confirmar participação no evento através do e-mail: sao-rsvp@minbuza.nl
OBS: Respeitando as regras do edifício, não será permitida a entrada na Galeria Metrópole após às 18h.
“Cultura como Necessidade Básica – Anunciações a partir das Artes Negras”
Local: Livraria Tapera Taperá
Endereço: Galeria Metrópole – 2º andar, loja 29
Av. São Luís, 187 – República
Entrada: Gratuita
+ Info: revista@omenelick2ato.com