MITOS E VERDADES

A DISCÓRDIA DAS CORES



Por Nabor Jr.
JUNHO/2010



Em entrevista concedida diretamente de Los Angeles, nos Estados Unidos, a tatuadora mineira Camila Rocha, que desde 2009 trabalha com a famosa e também tatuadora Kan Von D no estúdio High Voltage Tattoo, que exibe o seriado L.A Ink (reality show exibido no Brasil pelo canal People and Arts), fala sobre tatuagem, pele negra e coloca um ponto final nos boatos sobre o assunto.


O Menelick 2º Ato - Tinta branca na pele negra. Mito ou verdade? É possível se ter uma boa tattoo com esse contraste?
Camila Rocha –
Mito. Não existe tinta de tatuagem que seja 100% opaca, mesmo o branco é um pouco transparente. Quando uma nova pele nasce sobre a tinta, ela se confunde com a cor da pele.


OM2ºATO - Existem cores recomendadas ou que devem ser evitadas por pessoas de pele mais escura?
CR -
Isso depende, o maior inimigo da tattoo é o sol. Não importa se a pessoa tem pele clara ou escura, quando exposta ao sol, a tinta sofre uma certa descoloração. Como o Brasil é um país tropical, evitamos ao máximo utilizar cores claras em pele escura. Em países onde não há muita exposição ao sol, é possível sim utilizar cores claras em peles escuras.


OM2ºATO - Quanto mais escura a pele mais difícil o destaque da cor. Existe uma saída pra isso?
CR –
Geralmente buscamos estudar o assunto da seguinte maneira: para quanto mais escura for a pele mais nos limitamos à paleta de cores. Na tatuagem procuramos obter o maior tipo de contraste possível, desta forma, em peles mais escuras acabamos fazendo tattoos que sejam mais simples, por exemplo: quando somente utilizamos o preto em um desenho tribal dando um efeito como o de negativo nos espaços mais abertos (entre as linhas) para a pele respirar.


OM2ºATO - Desenhos chapados e com poucos detalhes (como por exemplo: símbolos orientais, tribais e palavras) podem ser uma resposta da pergunta anterior? Se sim, porque?
CR -
Sim, para obter o maior contraste possível. Com o tempo a tattoo tende a ficar confortável na pele e mesmo em peles mais claras temos que pensar no futuro da tattoo. Ao passar dos anos as linhas se espalham para os lados e se você fizer uma linha muito próxima uma da outra, pode virar um borrão.


OM2ºATO –E pra finalizarmos...
CR -
Tattoo funciona sim para pele negra e na tatuagem tudo é em função do estilo. Tentamos representar na tattoo o estilo do indivíduo, ou seja, a tattoo é mais um trabalho de identificar e transcrever o estilo da pessoa do que se preocupar com os tons e cores nos desenhos. Temos que combinar a tattoo, com a pessoa, seu ambiente, estilo e atitude. Muito obrigada pela oportunidade em discutir o assunto.



CAMILA ROCHA

www.camilarocha.com



http://omenelick2ato.com/files/gimgs/178_camila-site-1.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/178_camila-site-2.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/178_camila-site.jpg