ONESTO NA ART BASEL 2013


TEXTO NABOR JR.
FOTOS JONATHAN LEIJONHUFVUD
AGOSTO/ 2013



Muralismo, graffiti, street art, painel, ou simplesmente uma bela “lateral” (como dizem os pixadores de São Paulo). A verdade é que seja nos muros rentes ao chão, ou nos prédios rentes “ao céu”, a arte do paulistano Alex Hornest (aka. Onesto), segue, com méritos, no seleto time dos principais nomes da arte urbana brasileira com bom cartaz (e muitos convites de trabalho) no exterior, ao lado de Os Gêmeos, Herbert Baglione, Speto, Nunca, Nina, Pato, Flip, Binho, Djan e outros da nova geração como Finok e Gueto.


A mais recente intervenção artística de Onesto ocorreu na conceituada Art Basel 2013, talvez a mais importante feira de arte moderna e contemporânea do mundo, realizada anualmente nas cidades de Basel, Miami Beach e, desde o último mês de maio, em Hong Kong, na China.


Convidado pela norte-americana Converse para participar do projeto Wall to Wall, uma campanha global da marca que reúne artistas de rua para transformar paredes em branco em peças de arte para grandes massas, Onesto produziu o lúdico painel que vemos nas imagens ao lado, onde dois personagens sugerem estar em sincrônico movimento, e gestualmente se cruzam, se tocam, se olham, criando uma agradável surpresa urbana para os habitantes locais.


As laterais escolhidas para a intervenção foram, propositalmente, as deterioradas paredes do prédio do Longhua Theatre, no bairro de Tsuen Wan. Mais uma ótima representação do vanguardismo, da pluralidade artística e inventiva do Brasil quando o assunto é arte de rua.

http://omenelick2ato.com/files/gimgs/287_onesto-art-basel-2013-i.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/287_onesto-art-basel-2013-h.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/287_onesto-art-basel-2013-e.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/287_onesto-art-basel-2013-a.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/287_onesto-art-basel-2013-d.jpg