junho de 2013

LUCIANA OLIVEIRA # ENTREVISTA

Redação

.
.
.
.
.

.
.
.
.
.

 

Entrevista realizada em junho de 2013 pela antropóloga, cientista social, dançarina e membro do conselho editorial da revista O Menelick 2º Ato, Luciane Ramos Silva, com a cantora brasiliense Luciana Oliveira, que lançará entre os meses de julho e agosto de 2013 o seu segundo álbum, intitulado Pura, e gravado no estúdio Coaxo do Sapo, localizado em Jacuípe, na Bahia.

 

Alê Siqueira, que assina a produção do álbum, tem em sua bagagem mais de 50 discos produzidos, dentre eles, Storia Stória da caboverdeana Mayra Andrade, Tribalistas de Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brow e Do Cóccix ao Pescoço de Elza Soares, só para citar alguns álbuns que, sem dúvida, influenciaram também a trajetória musical de Luciana.

 

A base do disco foi toda executada pelos músicos e produtores Mikael Mutti, que já assinou produções e parcerias com Carlinhos Brow, Daniela Mercury, Sérgio Mendes e Jay-Z, e por Adson Santana, multinstumentista que acampanhou e produziu diversas cantoras baianas, como Margareth Menezes e Gil.

 

Além de Mikael e Adson o álbum contou com diversas participações especiais.

 

Elza Soares cantou em Condicionada, música de Luciana Oliveira e Eduardo Mazarão, que tem sua base fundamentada no hip hop e no piano psicodélico de Mikael Mutti. As Ganhadeiras de Itapoã, Mateus Aleluia (do clássico grupo Tincoãs) e Gabi Guedes (Orquestra Rumpilezz) participam da releitura de Retirantes, música de Dorival Caymmi e Jorge Amado, que ganharam um arranjo denso, misturando surdo virado, pianos e acordeon.

 

O disco conta ainda com a participação na música Fé Menina de Arthur Maia no baixo e Peu Meurray ,com sua percussão construída com base em pneus.

 

O disco é composto em sua maioria por composições de Luciana Oliveira junto a parceiros como Eduardo Mazarão do coletivo Aláfia e que é autor de Pura – música título do álbum – e que foi composta especialmente para Luciana.

 

 

 

 

 

A Revista O Menelick 2º Ato é um projeto editorial de reflexão e valorização da produção cultural e artística da diáspora negra com destaque para o Brasil.