NICK CAVE # SOUNDSUIT



DEZEMBRO/ 2014




Apresentar ao público brasileiro, em especial aos leitores da revista O Menelick 2º Ato, o trabalho do artista visual, escultor, performer e dançarino Nick Cave foi uma das grandes sacadas que tivemos no ano de 2014.


Certamente um dos mais valorizados artistas negros de arte contemporânea do ano ao lado de nomes como Kara Walker e Jean-Michel Basquiat, o norte-americano nascido no estado de Missouri, e radicado em Chicago, nos Estados Unidos, é conhecido por seus Soundsuits, esculturas em forma de traje que sugerem uma clara conexão com a arte africana (especialmente os trajes cerimoniais e as máscaras), bem como também travam estreito diálogo com as fantasias exibidas durante a Mardi Gras (tradicional festa de carnaval que acontece anualmente na cidade de Nova Orleans).


Gay, negro, antigo bailarino da companhia Alvin Ailey American Dance Theater e atualmente diretor do programa de pós-graduação da Escola de Moda do Instituto de Arte de Chicago, Cave produziu seu primeiro Soundsuit com galhos, em resposta ao espancamento do taxista negro Rodney King, em 1991, por agentes da polícia de Los Angeles. Desde então, construiu centenas de suas hoje famosas esculturas sonoras, feitas de qualquer coisa que vem à mão e o agradam, como botões, lantejoulas, penas, sisais.


Os Soundsuits são apresentados em exibição pública como esculturas estáticas, mas também como performances ao vivo, vídeos e fotografias.





SAIBA + NICK CAVE

http://omenelick2ato.com/files/gimgs/400_nick-cave.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/400_nick-cave-4.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/400_nick-cave-1.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/400_nick-cave-3.jpg
http://omenelick2ato.com/files/gimgs/400_nick-cave-2.jpg